Donald Trump determina o fim da operação contra imigrantes ilegais em Minnesota, nos Estados Unidos
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Trump recua e anuncia fim da operação contra imigrantes em Minnesota
Na política de imigração, Donald Trump deu um passo atrás. O presidente determinou o fim da operação contra imigrantes no estado de Minnesota. Foi nesse estado que agentes federais assassinaram dois cidadãos americanos em janeiro.
É o maior recuo de Donald Trump na agenda anti-imigração. E, diferentemente do que aconteceu com operações em Los Angeles ou Chicago, é a primeira vez que o fim das atividades é anunciado de maneira formal.
Coube à principal autoridade de imigração do governo comunicar a decisão. Tom Homan foi enviado para Minnesota depois da morte do segundo cidadão americano pelos agentes de imigração em janeiro. Apesar dos assassinatos de Renee Good e Alex Pretti, Homan classificou a operação como um sucesso.
“Uma redução significativa do número de agentes já está em andamento esta semana e continuará na próxima”, disse.
No discurso, Homan tentou negar o recuo:
“Aqueles que dizem que estamos recuando estão enganados”, afirmou.
Donald Trump determina o fim da operação contra imigrantes ilegais em Minnesota, nos Estados Unidos
Jornal Nacional/ Reprodução
Mas a mudança no tom e na prática era evidente e não começou nesta quinta-feira (12): 700 dos 3 mil agentes federais que estavam em Minnesota já tinham saído de lá na semana passada. Desde o início de fevereiro, câmeras corporais passaram a ser distribuídas para os policiais de imigração.
Nesta quinta-feira (12), o governador Tim Walz disse que está ceticamente otimista e que os agentes deixaram um trauma geracional na população. O recuo não é à toa. Por todo o país, milhares de manifestantes saíram às ruas indignados com as mortes e com a violência nas abordagens. As pesquisas também vinham indicando o repúdio da população. A mais recente, divulgada nesta quinta-feira (12) pela Associated Press, revelou que seis em cada dez americanos consideram que Trump foi longe demais ao enviar agentes de imigração para cidades americanas.
A oposição também está pressionando no Congresso. O Partido Democrata ameaça barrar a aprovação do novo orçamento do Departamento de Segurança Interna, responsável pelo ICE. Se os parlamentares não chegarem a um acordo até o fim de semana, a pasta ficará sem dinheiro.
LEIA TAMBÉM
Nos Estados Unidos, parlamentares fazem sabatina com autoridades do governo Trump sobre a violência do ICE
Brasileiro detido pelo ICE durante entrevista de visto chega ao Brasil após deportação