Ex-prefeita de Santos, Telma de Souza recebe alta da UTI após sofrer AVC isquêmico
05/10/2025
(Foto: Reprodução) Telma de Souza é ex-prefeita de Santos
Vanessa Rodrigues/AT
Telma de Souza, ex-prefeita de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após quatro dias internada devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.
Telma estava no Hospital Beneficência Portuguesa desde a tarde da última quarta-feira (1°), quando sofreu um mal súbito dentro de casa, no bairro Embaré. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada inicialmente para o ambulatório do plano Santa Saúde.
Em seguida, foi levada ao Hospital Beneficência Portuguesa, onde foi submetida a exames para avaliar o quadro e definir um diagnóstico. Uma ressonância magnética realizada na quinta-feira (2) confirmou o AVC isquêmico.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a equipe de assessoria da ex-prefeita, ela recebeu alta da UTI na tarde deste domingo (5) e foi transferida para um quarto no Hospital SerPiero, onde segue com tratamento clínico e fisioterápico.
“A transferência confirma sua melhora contínua, que vem sendo acompanhada com confiança pela equipe médica, familiares e colaboradores”, diz a nota, informando que Telma permanece se comunicando e interagindo com todos, reforçando o otimismo em relação à sua plena recuperação.
Telma de Souza (PT)
Arquivo/Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Carreira política
Telma Sandra Augusto de Souza é santista e mãe de dois filhos. Pedagoga, advogada e mestre em Saúde Pública, ela ocupou o cargo de prefeita de Santos entre 1989 e 1992. Depois, elegeu o sucessor, o médico sanitarista David Capistrano.
Em 2024, Telma concorreu novamente à Prefeitura de Santos, ficando em terceiro lugar na votação. Antes, atuou como vereadora da cidade.
Acidente Vascular Cerebral
O AVC é causado por uma interrupção do fluxo sanguíneo em parte do cérebro.
Banco de Imagens
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou rompem. Dessa forma, há uma paralisia da área sem circulação sanguínea. Quanto mais rápido o diagnóstico e tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.
Existem dois tipos de AVC. O isquêmico, que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, e o hemorrágico, quando há rompimento de um vaso cerebral.
Em junho de 2022, o médico neurologista Pedro Oscar Nassif disse ao g1 que os sintomas do AVC podem ser mais sutis, como "dor de cabeça, tontura e mal-estar geral". Segundo ele, pacientes na faixa de 30 anos, que não apresentam problemas de saúde aparentes, podem ser propensos ao acidente cerebral por motivos específicos, como: genética, inatividade física e hipertensão.
VEJA: Frio aumenta risco de infarto e AVC em até 30% no inverno; veja como se proteger
Frio aumenta risco de infarto e AVC em até 30% no inverno; veja como se proteger
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos